Aromoterapia

Benefícios incríveis do óleo de eucalipto para cuidados da saúde

óleo essencial de eucalipto

O óleo essencial de eucalipto é extraído das folhas das árvores de eucalipto. Essas árvores crescem até 15 metros de altura e são famosas como árvores Nilgiri na Índia.

O óleo essencial de eucalipto tem um cheiro forte de cânfora que tem propriedades expectorantes.

Como resultado, você pode usá-lo para tratar bloqueios nasais depois de pegar um resfriado.

Os benefícios do óleo de eucalipto para a pele podem ser explorados por meio de massagens ou receitas caseiras de cuidados ao sistema respiratório. Hoje, veremos os 8 principais benefícios do óleo de eucalipto para a sua saúde e da sua família.

Os 8 principais benefícios do óleo de eucalipto

O óleo essencial de eucalipto tem muitos benefícios terapêuticos. É um óleo antibacteriano que também possui fortes propriedades anti-inflamatórias. Aqui estão os benefícios do óleo de eucalipto que você deve conhecer:

  1. Benefícios do óleo de eucalipto para sinusite, rinite e congestão

O óleo de eucalipto por conta da sua distribuição molecular é potente nas suas propriedades mucolíticas, descongestionante e expectorante. 

O óleo essencial de Eucalipto é excelente para problemas respiratórios. Indicado para tratamento da sinusite, asma, bronquite, catarro, tosse e dor de garganta.

Para aqueles que sofrem de congestão nasal, uma dica muito eficiente e natural para aliviar o desconforto é utilizar o óleo essencial de eucalipto para fazer uma sauna facial e assim desobstruir as vias nasais. Em uma bacia coloque água quente e pingue 5 gotas do óleo. Cubra a cabeça com uma tolha e aproxime o nariz na água e inspire profundamente por alguns minutos.

  1. Benefícios do óleo de eucalipto para o Sistema Imunológico

O óleo essencial de Eucalipto tem como princípio ativo o 1,8 Cineol que é responsável pelas propriedade imunoreguladoras, antisséptica e anti-inflamatória.  Se mostra como um excelente agente de combate a infecções e natureza respiratória.

Estudos europeus já demonstraram que o Eucalipto Glóbulos é eficaz na imunocompetência, quer é a capacidade do sistema imunológico de proteger o corpo fortalecendo nosso sistema de defesa. 

Uma boa dica de utilização do óleo para fortalecimento do sistema imunológico é fazer um creme para aplicação nos pés. Misture 30 gramas de creme neutro/óleo vegetal de coco com 3 gotas de eucalipto e 2 de Melaleuca (para potencializar a fórmula).  Aplique na sola dos pés todo dia. 

  1. Benefícios do óleo de eucalipto para o Ambiente

O óleo de eucalipto possui ação antisséptica com grande potencial para vias aéreas. Purifica e limpa o ambiente, desinfetando o ambiente principalmente contra bactérias, fungos e vírus. 

Muito utilizado em saunas por suas propriedades antissépticas, você também pode usar esse aromas refrescante também em casa quando temos gripes e resfriados sequenciais dentro da família. Pingue 5 gotas do óleo essencial de eucalipto e 2 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta ( que também vai ajudar a limpar o ambiente de bactérias e vírus e deixa um toque refrescante). 

  1. Benefícios do óleo de eucalipto para Dores Musculares e Reumáticas

As propriedades do óleo de eucalipto vão além das ações benéficas para o sistema respiratório. Ele também possui ação relaxante para os músculos, aliviando tensões provocadas por excesso de esforço ou de exercício físico. 

Age positivamente em artrites reumatóides, aliviando dores e dando a sensação de leveza e movimento no local. 

Uma dica bem simples é aplicar uma compressa, pingando 2 gotas de óleo de eucalipto no pano dessa compressa. Caso o objetivo seja para relaxar ou ativar a circulação locas, essa compressa terá que ser quente. Caso o objetivo seja ação anti-inflamatória, para dores musculares e pancadas, use a compressa fria. 

  1. Benefícios do óleo de eucalipto para Foco e Concentração

O óleo de eucalipto é um revigorante físico e mental. Muito indicado para momentos em que se sente fraqueza e sabe-se que pode ficar doente.

Ele ativa a concentração e o foco. Clareia a mente e a racionalidade. Sua aplicação para este objetivo é pela inalação. Então a sugestão é preparar o ambiente de estudo ou trabalho aplicando o óleo no difusor elétrico. 

  1. Benefícios do óleo de eucalipto para o Câncer

As propriedades calmantes e os efeitos curativos do óleo de eucalipto podem ser úteis para os pacientes que lutam contra o câncer.

Incluir óleo essencial de eucalipto em sessões de aromaterapia pode ajudar aqueles que estão lutando para respirar devido ao câncer de pulmão. Também inibe o crescimento de citocinas que aumentam o crescimento de células cancerígenas.

Além disso, suas propriedades fungicidas e bactericidas também se mostram eficazes para o tratamento do câncer.

  1. Benefícios do óleo de eucalipto para Gripes

O óleo de eucalipto pode ser usado para aliviar o resfriado e a tosse.

Suas propriedades antiespasmódicas provam ser eficazes contra a tosse e outros problemas respiratórios que uma criança pode estar enfrentando.

Os antioxidantes presentes neste óleo protegerão a pele quando aplicados juntamente com um creme neutro. Além disso, também pode ser incorporado em sessões de massagem para melhorar a circulação sanguínea.

  1. Benefícios do óleo de eucalipto para os Pés

As propriedades fungicidas do óleo essencial de eucalipto provam ser eficazes contra micose, pé de atleta, infecções nas unhas dos pés, aftas e outros tipos de infecção nos pés.

Eles não apenas curam a infecção, mas também proporcionam alívio da dor, coceira ou desconforto causado por eles. Você pode aplicá-lo diretamente nas áreas infectadas após diluir com um óleo transportador.

author-avatar

Sobre Joana Paes

Joana Paes é uma especialista em aromas, com uma paixão contagiante por transformar espaços e vidas através do marketing olfativo e da aromaterapia. Fascinada pela maneira como os aromas mexem com nossas emoções e memórias, Joana se tornou a orientação na criação de ambientes únicos para empresas e pessoas, usando o poder das fragrâncias e dos óleos essenciais. Além de ser uma defensora do bem-estar, ela mistura sabedoria antiga com pesquisas modernas para criar soluções que nos fazem sentir incríveis por dentro e por fora. Sempre pronta para compartilhar o que sabe, Joana leva todos numa viagem olfativa através de seus workshops e artigos no blog da Alma Leve Aromas. Ela não é só uma especialista; é uma exploradora dos sentidos, convidando a todos para descobrir como os aromas podem fazer nossas vidas e eventos brilharem ainda mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *