Aromaterapia para Depressão

Aromaterapia é o uso de compostos orgânicos para melhorar seu humor, estado mental ou saúde.

Esses compostos orgânicos são chamados de óleos essenciais. Eles são feitos de várias partes de plantas, como raízes, sementes, folhas e flores.

Eles podem ser usados ​​sozinhos ou misturados para criar diferentes combinações.

Você pode difundir os óleos essenciais no ar, dissolvê-los em um banho, aplicá-los durante uma massagem ou usar outros métodos para espalhar seu aroma.

Se você tem depressão, não confie apenas na aromaterapia para tratá-la. Em vez disso, considere adicionar aromaterapia ao seu plano de tratamento maior.

Usar aromaterapia junto com outros tratamentos pode ajudar a melhorar seu humor e aliviar o estresse.

Como a aromaterapia é usada para tratar a depressão?

Os especialistas não têm certeza de como funciona a aromaterapia. Produtos químicos em óleos essenciais podem desencadear receptores de cheiro em seu nariz que enviam mensagens para a parte do seu cérebro que controla seu humor.

Mais pesquisas são necessárias para saber se a aromaterapia pode ajudar a tratar a depressão. Mas algumas evidências sugerem que pode ter benefícios. A aromaterapia pode ajudar a aliviar os sintomas depressivos.

No entanto, você não deve confiar apenas nele para tratar a depressão. Em vez disso, considere usá-lo junto com outras terapias prescritas.

Os seguintes óleos essenciais podem ser úteis:

  • Jasmim
  • Sândalo
  • Ylang-ylang
  • Salva esclereia
  • Manjericão
  • Bergamota
  • Rosa
  • Gerânio
  • Néroli
  • Petitgrain
  • Lavanda
  • Camomila

Quais são alguns métodos de aromaterapia?

Existem alguns métodos diferentes para incorporar os benefícios dos óleos essenciais. Ao tomar sua decisão sobre quais opções comprar, procure produtos feitos com óleos essenciais puros.

Evite produtos feitos com fragrâncias artificiais ou sintéticas. Os aromas artificiais podem não oferecer os mesmos benefícios que os óleos essenciais puros.

As várias maneiras de apreciar o aroma dos óleos essenciais incluem:

Difusão

Você pode usar uma máquina chamada difusor para espalhar o aroma dos óleos essenciais por toda a sala ou por toda a casa.

Sprays de ambiente

Você pode adicionar rapidamente o aroma de óleos essenciais a uma área da sua casa usando um spray de ambiente. Compre spray de quarto pré-misturado ou faça o seu próprio misturando óleos essenciais e água.

Massagem

Os óleos essenciais são uma adição popular ao óleo de massagem. Combinar aromaterapia com massagem é uma ótima maneira de relaxar e aliviar o estresse.

No entanto, é importante não aplicar óleos essenciais diretamente na pele. Em vez disso, certifique-se de misturá-los com óleo de massagem.

Banhos

Óleos e sais de banho perfumados também estão disponíveis para ajudar a transformar seu banho ou chuveiro em uma experiência relaxante.

Produtos para pele e cabelo

Sabonetes perfumados, loções e produtos para o cabelo podem ajudá-lo a levar o aroma dos óleos essenciais com você, onde quer que você vá.

Quais são os benefícios da aromaterapia?

A aromaterapia pode ajudar a aliviar o estresse e melhorar seu humor. Os óleos essenciais são fáceis de usar e também baratos.

Você pode incorporar diferentes métodos ao lado de outros tratamentos convencionais, como medicamentos e aconselhamento.

Você também pode combiná-lo com outras terapias complementares, como massagem e meditação.

Quais são os riscos da aromaterapia?

Embora a aromaterapia seja geralmente considerada segura, os óleos essenciais podem causar uma reação alérgica quando você os inala.

Se você é muito sensível a cheiros fortes, converse com seu médico antes de tentar a aromaterapia.

Alguns óleos essenciais podem ser tóxicos se você os ingerir. E alguns deles podem irritar sua pele, especialmente se você os aplicar diretamente na pele sem diluí-los primeiro. Sempre dilua-os em um óleo de massagem.

Como a maioria das terapias alternativas, a aromaterapia não deve ser usada como substituto do plano de tratamento prescrito pelo seu médico.

Não pare de tomar medicamentos, participar de sessões de aconselhamento ou usar outras terapias prescritas sem falar primeiro com seu médico.

Saiba mais sobre aromaterapia para depressão no vídeo abaixo.

Joana Paes
Joana Paes

Joana Paes é uma especialista em aromas, com uma paixão contagiante por transformar espaços e vidas através do marketing olfativo e da aromaterapia. Fascinada pela maneira como os aromas mexem com nossas emoções e memórias, Joana se tornou a orientação na criação de ambientes únicos para empresas e pessoas, usando o poder das fragrâncias e dos óleos essenciais. Além de ser uma defensora do bem-estar, ela mistura sabedoria antiga com pesquisas modernas para criar soluções que nos fazem sentir incríveis por dentro e por fora. Sempre pronta para compartilhar o que sabe, Joana leva todos numa viagem olfativa através de seus workshops e artigos no blog da Alma Leve Aromas. Ela não é só uma especialista; é uma exploradora dos sentidos, convidando a todos para descobrir como os aromas podem fazer nossas vidas e eventos brilharem ainda mais.

Artigos: 92