Aromoterapia

Como combater a caspa com óleos essenciais

como combater a caspa

Como combater a caspa com óleos essenciais? Alguns óleos essenciais têm propriedades antifúngicas que ajudam a tratar a caspa.

Veja a seguir quais são os mais eficazes e como usá-los.

A aplicação de alguns óleos essenciais no cabelo pode ajudar a tratar problemas de como combater a caspa.

Embora essa condição seja relativamente inofensiva, geralmente causa sintomas incômodos, como coceira, irritação e descamação.

Por isso, quem sofre com isso prefere procurar tratamento.

Claro que hoje existe uma vasta gama de produtos que permitem controlar esta condição e os respetivos desconfortos.

Desde shampoos e medicamentos até produtos de origem natural, como óleos. Ficou interessado em saber mais sobre isso?

Caspa: o que é e quais são seus principais sintomas

A caspa é uma condição prevalente em até 50% da população humana.

Especificamente, é uma descamação que ocorre no couro cabeludo e cuja principal causa geralmente é a presença do fungo Malassezia. Seus principais sintomas incluem o seguinte:

  • Escamas amarelas ou brancas (visíveis no cabelo e até nos ombros).
  • Coceira excessiva do couro cabeludo.
  • Irritação e vermelhidão.

Agora, além do microrganismo mencionado. Essa condição pode ser derivada do ressecamento excessivo da pele, falta de higiene ou doenças de pele. Como dermatites.

Felizmente, existem muitos tratamentos disponíveis no momento que ajudam a controlá-lo. Neste caso, revelamos os óleos essenciais mais eficazes.

Óleo de bergamota

O óleo essencial de bergamota (Citrus bergamia) é caracterizado pelo seu conteúdo de moléculas bioativas que contribuem para uma boa saúde.

Possui propriedades antimicrobianas, antifúngicas e anti-inflamatórias.

Portanto, sua aplicação em problemas dermatológicos como a caspa é benéfica. O uso regular diminui a descamação e promove o alívio da irritação.

Como usar? Simples! Incorpore 5 gotas de óleo essencial de bergamota em uma colher de sopa de xampu. Em seguida, aplique nos cabelos úmidos com massagens suaves e enxágue.

Óleo essencial de alho

Na medicina tradicional, o óleo essencial de alho tem sido considerado um agente anticaspa.

Os compostos desse ingrediente demonstraram a capacidade de inibir o crescimento do fungo.

Neste caso, basta aplicar algumas gotas de óleo essencial de alho no couro cabeludo. O ideal é combiná-lo com um óleo carreador, como azeite ou óleo de amêndoas. Após 10 minutos você pode enxaguar.

Óleo essencial de tomilho

Durante anos, o óleo essencial de tomilho tem sido usado na medicina complementar como agente antimicrobiano.

Isso, somado à sua ação anti-inflamatória, auxilia no tratamento dos sintomas da caspa.

Seu uso é semelhante ao de outros óleos essenciais. Basta misturá-lo com um óleo transportador para massagear seu couro cabeludo propenso a caspa. Se preferir, você pode adicionar algumas gotas ao seu xampu normal.

Óleo essencial de hortelã-pimenta

Um dos óleos favoritos para combater a caspa é o óleo de hortelã-pimenta. A razão? Refresca o couro cabeludo e ajuda a aliviar a coceira e a irritação.

Além disso, devido ao seu efeito adstringente, reduz o excesso de sebo e descamação.

Para usá-lo como remédio, combine 5 a 6 gotas do óleo essencial com seu xampu regular. Em seguida, use-o como de costume. Repita sua aplicação até notar uma melhora.

Recomendações para o uso de óleos essenciais contra a caspa

Mais estudos são necessários para confirmar a eficácia dos óleos essenciais no tratamento da caspa.

 Apesar disso, eles são considerados uma opção segura para combater essa condição da pele.

No entanto, é aconselhável fazer um teste de sensibilidade antes. Para fazer isso, uma pequena quantidade do produto é aplicada em uma área circunscrita da pele.

Se após 12 horas não houver sinais de irritação, o resto pode ser aplicado sem problemas.

Claro, é aconselhável consultar um dermatologista antes de escolher esses óleos como opção terapêutica contra a caspa. Seu profissional pode determinar se eles devem ser complementados com outros tratamentos tradicionais, como xampus medicinais.

Saiba mais sobre como combater a caspa no vídeo abaixo.

author-avatar

Sobre Joana Paes

Joana Paes é uma especialista em aromas, com uma paixão contagiante por transformar espaços e vidas através do marketing olfativo e da aromaterapia. Fascinada pela maneira como os aromas mexem com nossas emoções e memórias, Joana se tornou a orientação na criação de ambientes únicos para empresas e pessoas, usando o poder das fragrâncias e dos óleos essenciais. Além de ser uma defensora do bem-estar, ela mistura sabedoria antiga com pesquisas modernas para criar soluções que nos fazem sentir incríveis por dentro e por fora. Sempre pronta para compartilhar o que sabe, Joana leva todos numa viagem olfativa através de seus workshops e artigos no blog da Alma Leve Aromas. Ela não é só uma especialista; é uma exploradora dos sentidos, convidando a todos para descobrir como os aromas podem fazer nossas vidas e eventos brilharem ainda mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *