Aromoterapia

O que é, como funciona e por que usar um difusor aromático?

difusor aromático

Com certeza, você gostaria de sentir a sensação de chegar em um lugar e sentir o cheiro da sua fragrância favorita assim que entrar, certo?

Ter um aroma específico fará com que você se sinta “em casa” e não há nada mais reconfortante do que isso, e um difusor aromático ajudará você a gerar essa experiência.

Mas no mundo diverso e divertido dos cheiros, nem tudo vale. É fundamental saber qual aroma colocar e, principalmente, como e onde implantar o seu difusor aromático para que o resultado seja o desejado.

É um aparelho simples e pequeno, com cerca de 12 a 15 cm de tamanho, capaz de vaporizar partículas de óleo essencial através de vibrações para dispensar o aroma de sua preferência por todo o ambiente em que está localizado.

Nem todos os difusores aromáticos são iguais, nem têm as mesmas características e formas. Por isso, tome nota de todos os tipos de difusores automáticos que existem no mercado de aromaterapia.

Tipos de difusor aromático

Há muitas formas, aliás, cada vez que chegam ao mercado figuras diferentes que nada têm a ver com os primeiros ambientadores que foram colocados à venda há anos: redondos, quadrados, em forma de varinhas, em garrafas de vidro.

Mas, em geral, podemos fazer dois grupos principais de tipos:

Eléctricos ou não eléctricos: Os difusores eléctricos são ligados à rede eléctrica ou existe ainda a possibilidade de a ligar através do funcionamento a bateria e expandir os óleos puros em forma de micropartículas.

Além disso, este tipo de difusor aromático também possui acessórios: luzes, controle remoto, música para relaxar.

Por outro lado, no mercado podemos encontrar outros que não necessitam de eletricidade para o seu correto funcionamento. É o caso dos difusores aromáticos para velas ou incensos.

Com ou sem água: Os óleos essenciais também podem ser misturados com água. Isso faz com que uma espécie de névoa vaporizada seja gerada, ou exatamente o contrário, apenas vaporize o óleo essencial puro.

Como funcionam os vaporizadores de aroma?

Dependendo do tipo de dispositivo que você usa, ele terá uma maneira de funcionar ou outra. Seguindo as duas distinções acima, vamos ver como elas funcionam:

Elétrica com água: Geralmente são iniciadas por meio de ultrassom na parte inferior do aparelho.

Nessa base, você pode aplicar uma pequena quantidade de água e o óleo essencial que deseja usar naquele momento.

Eles contêm uma membrana que vibra e faz com que os odores se espalhem.

É importante regular as quantidades de água e óleos essenciais para obter o aroma desejado. Para isso, nada melhor do que consultar especialistas no assunto.

Elétrico sem água: Seu funcionamento é semelhante ao dos tanques de peixes aquáticos, ou seja, por meio de um sistema de bombeamento.

Este tipo de difusor elétrico, não tendo água para misturar o óleo, sua difusão é a do óleo puro, mas vaporizado.

Não elétrico: O funcionamento desses difusores se dá por meio de queima, por meio de velas ou tabletes de carvão. Nestes casos, cuidados especiais devem ser tomados com as chamas.

Benefícios da aromaterapia em casa

Já sabemos o que é um difusor aromático e os tipos que existem em geral.

Mas, qual é a utilidade de colocar um em casa? Preste atenção porque começamos com os benefícios de usar um difusor de óleos aromáticos para a casa:

O nosso próprio cheiro: Da mesma forma que gostamos sempre de usar a mesma fragrância e nos caracterizar por um certo aroma, também gostaríamos que a nossa casa fosse assim.

Em muitas ocasiões, quando trazemos convidados para casa, eles tendem a reconhecer aquele cheiro característico antes de nós, certo?

Isso porque estamos acostumados e não apreciamos tão rapidamente. Mas se uma coisa está clara, é que você gostaria que esse cheiro fosse reconhecível e, o mais importante, bom e acolhedor.

Mais tarde damos-lhe as chaves e quais os tipos de cheiros que tem de implantar na sua casa dependendo da personalidade que quer dar à sua casa.

Combate infecções com aromaterapia: A aromaterapia também nos ajuda a combater infecções. Assim como tomamos vitaminas, elas também podem ser inaladas.

Saiba mais sobre difusores atomáticos no video abaixo.

author-avatar

Sobre Joana Paes

Joana Paes é uma especialista em aromas, com uma paixão contagiante por transformar espaços e vidas através do marketing olfativo e da aromaterapia. Fascinada pela maneira como os aromas mexem com nossas emoções e memórias, Joana se tornou a orientação na criação de ambientes únicos para empresas e pessoas, usando o poder das fragrâncias e dos óleos essenciais. Além de ser uma defensora do bem-estar, ela mistura sabedoria antiga com pesquisas modernas para criar soluções que nos fazem sentir incríveis por dentro e por fora. Sempre pronta para compartilhar o que sabe, Joana leva todos numa viagem olfativa através de seus workshops e artigos no blog da Alma Leve Aromas. Ela não é só uma especialista; é uma exploradora dos sentidos, convidando a todos para descobrir como os aromas podem fazer nossas vidas e eventos brilharem ainda mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *