Aromoterapia

Por que você deve usar um difusor aromático em sua casa

difusor aromático

Além de personalizar o ambiente da nossa casa com o difusor aromático, podemos aproveitar os benefícios da aromaterapia para melhorar nosso humor e até fortalecer nossas defesas.

Já pensou em comprar um difusor aromático para a sua casa? Existem muitos tipos e preços, mas todos eles permitem que você dê um aroma especial, com os óleos essenciais de sua escolha, para atingir objetivos diferentes muito além do cheiro.

Descubra neste artigo tudo o que pode ganhar com um difusor aromático e a partir de agora não conseguirá viver sem ele.

Um difusor com o nosso perfume

Assim como gostamos de usar nosso perfume favorito, também gostaríamos que a casa cheirasse como nós, nossa essência ou o que nos caracteriza.

Aliás, quando as pessoas de fora entram na casa, costumam identificar o seu aroma muito antes de nós, que já estamos habituados.

E gostamos, claro, que este aroma seja bom, acolhedor e, porque não, diferente.

Os óleos essenciais nos permitem perfumar a casa e até variar esse aroma dependendo do momento, da estação ou do que queremos alcançar.

Algumas pesquisas até sugerem que os aromas podem ter propriedades medicinais.

Para combater infecções

Chegam os tempos de mudança de estação, o frio aparece de repente, temos crianças em casa ou queremos prevenir gripes e resfriados.

Todos os anos nos encontramos nessa situação e, em alguns casos, optamos por suplementos naturais de vitamina C, própolis, pólen, etc.

De acordo com as crenças, os óleos essenciais também podem ajudar a proteger contra infecções, já que o difusor aromático é responsável por espalhar pequenas partículas pelo ar dos ambientes com propriedades terapêuticas:

Limão: tem um aroma refrescante e propriedades antibacterianas são atribuídas a ele.

Lavanda: propriedades antissépticas são atribuídas a ela. Seu aroma é muito relaxante e pode ajudar a aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão.

Cravinho:  além de ser útil na panificação, aromatiza e pode ajudar a combater infecções bacterianas, virais e fúngicas.

Eucalipto-limão: Possui propriedades antibacterianas e antivirais, por isso pode ser eficaz contra doenças respiratórias.

Para relaxar e dormir melhor

Sem dúvida, uma boa opção para pessoas com ansiedade, nervosismo, estresse ou insônia.

O difusor aromático permite-nos criar ambientes com propriedades relaxantes e reguladoras do sistema nervoso sem ter que tomar qualquer medicação ou suplemento. Ou seja, sem o risco de efeitos colaterais.

Vamos nos certificar de impregnar completamente os quartos onde passamos mais horas. Usaremos as essências de lavanda, jasmim, camomila, neroli, orégano, cipreste, zimbro, sândalo ou benjoim.

Não basta que o óleo essencial tenha propriedades relaxantes, mas também devemos nos apaixonar por esse aroma.

Para melhorar o humor

As propriedades calmantes do óleo de lavanda ajudam a reduzir a queimação e a irritação causadas por picadas de abelha.

Às vezes o que precisamos não é relaxar, mas uma boa dose de alegria e vitalidade. Sem dúvida, os melhores óleos essenciais para melhorar o humor são as frutas cítricas, que são antidepressivos naturais.

Deixe-se seduzir pelos aromas de limão, laranja, tangerina ou toranja e escolha os que fazem você se sentir melhor. Alguns desses óleos ativam memórias felizes ou de infância no cérebro que nos levam a estados de bem-estar.

Para combater o frio ou o calor

O que o difusor de aroma tem a ver com a temperatura? Os óleos essenciais não podem aumentar ou diminuir a temperatura da casa. No entanto, eles podem criar uma sensação de frescor ou calor, dependendo dos aromas:

Óleos refrescantes: limão, laranja, tangerina, toranja, hortelã.

Óleos de aquecimento: cravo, orégano, gengibre, noz-moscada, cominho, anis.

Com estes óleos podemos brincar para mudar a sensação que alguns quartos despertam em nós.

Para criar uma atmosfera íntima

Destacamos vários óleos que são conhecidos pelas suas propriedades de aquecimento, bem como pelo seu poder estimulante e afrodisíaco.

Uma noite especial, um jantar romântico ou um perfume comum no quarto podem ser infundidos com óleos essenciais como cravo, gengibre, cominho, anis ou canela.

São aromas muito fortes, por isso recomendamos usá-los em pequenas quantidades para que não nos cansem e até nos façam querer mais.

Veja os melhores difusores de aroma no vídeo abaixo.

author-avatar

Sobre Joana Paes

Joana Paes é uma especialista em aromas, com uma paixão contagiante por transformar espaços e vidas através do marketing olfativo e da aromaterapia. Fascinada pela maneira como os aromas mexem com nossas emoções e memórias, Joana se tornou a orientação na criação de ambientes únicos para empresas e pessoas, usando o poder das fragrâncias e dos óleos essenciais. Além de ser uma defensora do bem-estar, ela mistura sabedoria antiga com pesquisas modernas para criar soluções que nos fazem sentir incríveis por dentro e por fora. Sempre pronta para compartilhar o que sabe, Joana leva todos numa viagem olfativa através de seus workshops e artigos no blog da Alma Leve Aromas. Ela não é só uma especialista; é uma exploradora dos sentidos, convidando a todos para descobrir como os aromas podem fazer nossas vidas e eventos brilharem ainda mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *