O que é aromaterapia e como ela pode ajudar no seu dia-a-dia

Conheça a aromaterapia

Olá! Seja muito bem-vindo ao blog da Almaleve.
Hoje vamos te contar sobre a aromaterapia. Sabia que os óleos essenciais são poderosas substancias que podem ajudar na sua saúde proporcionando bem estar, na estética auxiliando no cuidado da pele e até a amenizar sintomas como ansiedade e dificuldade para dormir. Muito interessante, não é mesmo? Continue a leitura e descubra todo o potencial da aromaterapia!

Conhecimento milenar

A aromaterapia é um ramo milenar da fitoterapia (tratamento ou prevenção de doenças por meio de plantas) que utiliza o aroma e partículas liberados pelos óleos essenciais para promover uma série de benefícios relacionados à saúde, beleza e até em aspectos psicológicos e energéticos e vibracionais.

A base da aromaterapia são os óleos essenciais e, para explicar direitinho o que eles são e como agem, fizemos um post só sobre esse assunto. Não deixe de dar uma olhada para saber mais e tirar suas dúvidas.

O uso dos óleos essenciais, como já destacamos em post anterior, é considerado uma tradição milenar. Há registros do uso terapêutico e cerimonial dessas ervas aromáticas nas civilizações egípcia, chinesa e persa, persistindo até hoje.

Aplicações da aromaterapia

A aromaterapia é conhecida pela versatilidade, podendo ser aplicada em uma série de questões como para aliviar sintomas do estresse, insônia e ansiedade, fortalecer as defesas do corpo, promover o bem estar, tratar problemas digestivos e dores físicas, hidratar a pele e até ajudar na melhora de problemas de pele, como acne e dermatites.

Lembramos sempre que, apesar de os óleos essenciais serem produtos naturais, extraídos de plantas aromáticas, seu uso deve ser feito apenas com orientação de profissionais especializados. Eles poderão definir a dosagem correta para cada caso, de acordo com a idade, histórico de saúde e o tipo de tratamento.

Merece especial atenção a recomendação para que, no caso de gestantes, a aromaterapia seja praticada somente após o quinto mês de gestação. Portanto, consulte sempre um profissional da sua confiança antes de iniciar a prática.

Para que serve cada óleo essencial?

Ao inalar os óleos essenciais, as moléculas que exalaram os aromas se espalham pela cavidade nasal e são levadas aos neurônios responsáveis pelo olfato.

As células desses neurônios se comunicam com o sistema nervoso central e sistema límbico (a parte do cérebro que controla as emoções). É por isso que os cheiros ativam nossas memórias sobre lugares, pessoas e estados de espírito.

Conheça as principais propriedades de cada óleo essencial:

Lavanda (Lavandula officinalis / Lavandula angustifolia):

Extremamente versátil, o óleo de lavanda possui propriedades analgésicas, antissepticas, bactericidas, antidepressiva entre outras aplicações (que merecem um post dedicado exclusivamente a essa planta). Tem o poder relaxar e amenizar o estresse, ansiedade e insônia proporcionando um equilíbrio emocional. Também pode ser usado no tratamento de queimaduras, cicatrizes, inflamações e enxaquecas.

Alecrim (Rosmarinus officinalis):

Purificador em geral, é antisseptico, bactericida e tonificador do fígado, da vesícula e do sistema nervoso. É analgésico nas dores musculares, articulações e artrites. Ajuda a melhorar problemas de concentração e memória. É um ótimo estimulante na exaustão, estafa e cansaço mental.

Ylang-ylang (Cananga odorata):

A “flor das flores”, possui efeito calmante e hidratante da pele, é um óleo conhecido pelo seus efeitos afrodisíacos, calmante, sedativo mas levemente eufórico. É indicado para ansiedade e tensão nervosa e estresse.

Bergamota (bergamota-italiana):

Auxilia o sistema digestivo, é antiespamódica e carminativa. É bom antiansiolítico, ameniza a angustia e a tristeza. Auxilia na recuperação do controle emocional. Promove confiança e coragem.

Gerâneo (Pelargonium graveolens):

Melhora questões relacionadas à TPM, menopausa, depressão. Auxilia nos tratamentos de celulite e pele madura. Seu aroma oferece conforto e diminui a ansiedade, alegra e fortalece a alma para enfrentar com leveza os momentos difíceis do dia a dia.

Como são usados os óleos essenciais?

Existem diversas maneiras de se usar os óleos essenciais na aromaterapia. As mais comuns são por meio de inaladores, cordões individuais, aromatizadores e sprays. Mas também é possível fazer massagens, banhos energéticos e máscaras capilares e faciais.

Na Almaleve, possuímos uma linha completa de cosméticos e produtos aromáticos, que você pode conferir em nosso site. Lembre-se de que é importante consultar um profissional especializado para a correta dosagem e aplicação dos produtos.

Esperamos que esse post tenha sido útil para introduzir o assunto e deixamos o convite para que você leia nossas outras publicações e siga nosso perfil nas redes sociais para mais informações e dicas sobre óleos essenciais, aromaterapia e identidade olfativa.

Para conhecer mais sobre nossos produtos e agendar consultas individuais, entre em contato com a Almaleve por qualquer um de nossos canais de atendimento. Até mais!

Compra 100% Segura

Sistema de criptografia avançado

Garantia de Troca Total

Garantia de 7 dias após recebimento

Entrega em todo Brasil

Frete com Rastreamento em todo o Brasil