Aromoterapia

O que são os óleos essenciais?

Olá! Seja muito bem-vindo ao blog da Almaleve.
Hoje vamos explicar o que são os óleos essenciais, a base de tudo o que produzimos na Almaleve. Esperamos que o post seja esclarecedor para quem já ouviu falar sobre óleos essenciais e gostaria de saber mais ou quem está tendo contato pela primeira vez com esse tema. Se tiver qualquer dúvida, pode entrar em contato com a gente!

Os óleos essenciais

Os óleos essenciais são substâncias naturais obtidas a partir das essências que algumas plantas produzem. Em termos um pouco mais técnicos, são compostos voláteis extraídos do metabolismo secundário de plantas aromáticas (plantinhas cujas folhas, caules, hastes ou outras partes soltam cheiros agradáveis) a partir de uma série de processos diferentes.

Atualmente, possuem uma grande variedade de aplicações. São utilizados, por exemplo, na fabricação de perfumes, em cosméticos, para dar sabor a alimentos, na indústria que produz compostos aromáticos e até como recurso terapêutico na Aromaterapia.

Esses óleos são altamente complexos. Um pequeno frasco pode conter mais de 100 componentes químicos, por exemplo. Eles são encontrados nas glândulas secretoras que existem na superfície das folhas, flores, caules, raízes e cascas das plantas aromáticas.

Devido a essa alta complexidade, é importante não utilizar os óleos sem antes consultar profissionais especializados, que serão capazes de formular os compostos nas medidas exatas para cada tipo de uso.

Existem óleos essenciais naturais e sintéticos?

Não exatamente. Os óleos essenciais, como explicamos, são extraídos naturalmente de diversas partes de plantas aromáticas. Seu cheiro vem exatamente das plantas das quais são obtidos.

Além do aroma, esses óleos possuem algumas propriedades terapêuticas. A lavanda, por exemplo, auxilia na dificuldade para dormir e na redução a ansiedade.

Porém, existem também substâncias aromáticas sintéticas. Essas são produzidas em laboratório e são capazes de reproduzir diversos cheiros com muita competência.

A diferença fundamental é que essas substâncias possuem apenas os aromas, criados artificialmente, sem contar com qualquer propriedade terapêutica. Devido a isso, são criadas por processos mais simples, não naturais, tendo custo mais reduzido em relação aos óleos essenciais.

Na Almaleve, trabalhamos apenas com essências naturais, obtidas a partir dos óleos essenciais. Por isso, você pode contar com todos os benefícios das plantas aromáticas em nossos cosméticos, produtos aromáticos e serviço de identidade aromática.

Uma tradição milenar

O uso dos óleos essenciais data de muitos séculos, embora não se tenham registros exatos de sua origem. Entre chineses, egípcios e persas, há diversos exemplos do uso terapêutico e cerimonial de ervas e essências de plantas.

No campo gastronômico, as especiarias, muitas delas ervas aromáticas, tiveram grande valor em todo o mundo na época das grandes navegações.

Atualmente, os óleos essenciais são utilizados nas mais diversas aplicações, como já dissemos, inclusive sendo pesquisados por instituições científicas interessadas nas propriedades naturais de plantas e usados em conjunto com tratamentos convencionais em alguns centros médicos.

Em um hospital francês, por exemplo, foi realizado um trabalho com pacientes de cirurgias torácicas no pré e pós-operatório com a intenção de usar óleos essenciais no auxílio para diminuir o estresse, ansiedade e dores. Veja o artigo completo aqui.

Conclusão

Neste post explicamos o que são os óleos essenciais, como são obtidos a partir de diversas partes de plantas aromáticas e suas diversas possibilidades de aplicação. Esperamos que o texto tenha sido útil para apresentar os benefícios dos óleos essenciais e tirar dúvidas.

Ressaltamos que, como são altamente concentrados, não fazer uso dos óleos sem orientação profissional. Apesar de naturais, usar substâncias concentradas assim por conta própria pode causar intoxicação.

Para mais informações e dicas sobre óleos essenciais, aromaterapia e identidade olfativa, acompanhe nossos outros posts aqui no blog, siga nosso perfil nas redes sociais e entre em contato com a Almaleve para conhecer melhor nossos produtos e serviços. Até mais!

author-avatar

Sobre Joana Paes

Joana Paes é uma especialista em aromas, com uma paixão contagiante por transformar espaços e vidas através do marketing olfativo e da aromaterapia. Fascinada pela maneira como os aromas mexem com nossas emoções e memórias, Joana se tornou a orientação na criação de ambientes únicos para empresas e pessoas, usando o poder das fragrâncias e dos óleos essenciais. Além de ser uma defensora do bem-estar, ela mistura sabedoria antiga com pesquisas modernas para criar soluções que nos fazem sentir incríveis por dentro e por fora. Sempre pronta para compartilhar o que sabe, Joana leva todos numa viagem olfativa através de seus workshops e artigos no blog da Alma Leve Aromas. Ela não é só uma especialista; é uma exploradora dos sentidos, convidando a todos para descobrir como os aromas podem fazer nossas vidas e eventos brilharem ainda mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *