Diferença entre difusor aromático e umidificador

Muitas pessoas confundem os termos. Um difusor aromático não é o mesmo que um umidificador e são dispositivos totalmente diferentes.

A principal diferença é que um umidificador para a casa tem como principal objetivo aumentar a umidade que é gerada no ambiente ou gerá-la do zero.

Isso é muito benéfico para aquelas salas onde este ambiente é muito seco ou, por exemplo, para salas de massagem onde a aromaterapia é praticada.

Em vez disso, um difusor aromático realiza essa vaporização seca.

Como colocar um difusor aromático?

Dependendo da área que você deseja aromatizar, você a colocará em uma sala ou outra. Alguns lugares mais recomendados para isso são:

A entrada da casa: Este lugar para colocar um difusor aromático é perfeito se ou o que você quer é que apenas entrando em sua casa, você receba o cheiro com o qual deseja que seja caracterizado.

Como desvantagem, podemos destacar que pode se tornar muito abusivo.

Em áreas altas: É uma das melhores áreas para instalá-los, pois o cheiro desaparecerá gradualmente e sutilmente.

Em certos cômodos: Se você quer apenas cheirar em um determinado cômodo, coloque-o neste.

Um exemplo disso é o banheiro, junto com a cozinha, é o cômodo da casa em que mais se concentram os odores.

O ideal é que o banheiro tenha um cheiro diferente do restante da casa, com o qual os maus odores possam ser eliminados.

Que sensação cada aroma oferece?

Como mencionamos anteriormente, cada aroma evoca uma sensação e, dependendo do que você deseja transmitir ao chegar em casa e aos seus convidados, será usado um óleo essencial ou outro.

Isso tem um nome científico: aromacologia. É a ciência que estuda os efeitos dos odores nos seres humanos e seu comportamento na mente.

Anote as sensações que cada tipo de aroma evoca:

Relaxante: zimbro, gálbano, ylang-ylang, cedro, tangerina, camomila, manjerona, mirra, neroli, rosa, sândalo e vetiver.

Equilíbrio: Bergamota, Gerânio, Incenso e Lavanda.

Estimulantes: cravo, eleman, eucalipto, erva-doce, gengibre, limão, hortelã, laranja, palmarosa, petit grain, pimenta preta, pinho, toranja e alecrim.

Antidepressivos: Bergamota, Cravo, Gerínio, Ylang-ylang, Incenso, Jasmim, Lavanda, Limão, Limão, Tangerina, Camomila, Laranja, Neroli e Patchouli.

Estimulante mental: manjericão, cardamomo, coentro, eucalipto, hortelã, pinho e alecrim.

Afrodisíacos: Angélica, canela, cardamomo, coentro, cravo, cravo, gálbano, ylang-ylang, jasmim, gengibre, cedro, neroli, patchouli, alecrim, rosa, sândalo e vetiver.

O sistema olfativo é o que mais afeta nossa capacidade de lembrar experiências vividas

E, claro, você quer que sua experiência em casa seja boa e agradável. Para o conseguir, é fundamental que o aroma esteja de acordo com a sua personalidade e com o sentimento que pretende transmitir.

Alguns óleos essenciais com propriedades terapêuticas são:

  • Limão: ajuda a estimular os glóbulos brancos.
  • Cravo: ajuda a prevenir infecções bacterianas e virais.
  • Eucalipto: muito benéfico para a respiração.
  • Lavanda: é um poderoso antisséptico.

3 benefícios dos óleos aromáticos

Ajuda-nos a relaxar e dormir melhor: Em muitos centros de relaxamento, como SPAs ou centros de ioga, utilizam-se a aromaterapia para cumprir esta função, pois ajudam a criar o ambiente necessário para praticar meditação ou relaxamento.

Você também pode usá-lo em um nível pessoal, implantando um em sua casa. Você pode colocá-lo no quarto e certamente terá uma noite de sono melhor.

Melhora o humor: Se o que você procura é o oposto do relaxamento, há uma série de óleos essenciais que ajudam a melhorar o humor.

Se você se sentir triste, deprimido ou cansado, observe os seguintes aromas cítricos:

Limão, laranja, tangerina ou toranja. Eles certamente irão ajudá-lo a melhorar seu humor.

Regula a temperatura: Eles não aumentam ou diminuem diretamente a temperatura como tal, mas podem ajudar a criar um ambiente quente ou frio, dependendo do óleo essencial usado.

Saiba mais sobre difusor aromático no vídeo abaixo.

Joana Paes
Joana Paes

Joana Paes é uma especialista em aromas, com uma paixão contagiante por transformar espaços e vidas através do marketing olfativo e da aromaterapia. Fascinada pela maneira como os aromas mexem com nossas emoções e memórias, Joana se tornou a orientação na criação de ambientes únicos para empresas e pessoas, usando o poder das fragrâncias e dos óleos essenciais. Além de ser uma defensora do bem-estar, ela mistura sabedoria antiga com pesquisas modernas para criar soluções que nos fazem sentir incríveis por dentro e por fora. Sempre pronta para compartilhar o que sabe, Joana leva todos numa viagem olfativa através de seus workshops e artigos no blog da Alma Leve Aromas. Ela não é só uma especialista; é uma exploradora dos sentidos, convidando a todos para descobrir como os aromas podem fazer nossas vidas e eventos brilharem ainda mais.

Artigos: 92