Aromoterapia

Óleos essenciais para patologias de inverno

óleos essenciais

Com a ajuda de óleos essenciais expectorantes e anti-infecciosos, você pode enfrentar resfriados, gripes e bronquites. Eles não servem apenas para tratar doenças, mas também são eficazes na prevenção.

Um óleo essencial é a essência volátil extraída de plantas aromáticas. É obtido por destilação e arraste a vapor.

Eles podem ser administrados sozinhos ou em combinação na forma de xaropes, cápsulas, gotas, sprays, difusão ambiental ou inalação.

A aromaterapia científica é o estudo dos óleos essenciais. É uma ciência baseada em uma metodologia rigorosa, com dados científicos sólidos e comprovados em laboratório.

Aromaterapia é o uso de óleos essenciais para fins terapêuticos. É um método natural que se baseia na atividade de moléculas bioquímicas presentes nos óleos essenciais.

Veja a seguir, oito óleos essenciais que são essenciais no inverno.

Óleos essenciais

  1. Abeto Bálsamo

O óleo essencial desta árvore acalma a inflamação e vermelhidão da pele e membranas mucosas e é um antisséptico atmosférico.

Como não é tóxico e suave para a pele e membranas mucosas, é ideal para crianças pequenas e pessoas com pele sensível.

Tem grande afinidade pelo trato respiratório, exercendo um efeito descongestionante e calmante nas membranas mucosas dos pulmões. Especialmente se forem condições crônicas dos brônquios.

  1. Óleo essencial de eucalipto mentolado

É uma árvore intimamente relacionada com a saúde da função respiratória.

É útil para condições catarrais respiratórias e condições do nariz, garganta e ouvido, tanto agudas quanto crônicas.

No entanto, seu perfil molecular não é adequado para qualquer uso em bebês, gravidez e lactação. No entanto, é bem tolerado ao nível da pele e membranas mucosas.

  1. Eucalipto radiata

O óleo essencial de eucalipto da Austrália é frequentemente usado para difusão ambiental. É um antisséptico respiratório, descongestionante pulmonar e anticatarral.

É útil para aliviar resfriados com muco que obstrui as vias aéreas superiores e inferiores, como bronquite ou sinusite.

Sua atividade antibacteriana o torna muito eficaz quando há tosse seca e irritante.

  1. Óleo essencial de louro

Um dos melhores óleos essenciais, o óleo essencial de louro tem múltiplas atividades terapêuticas.

Seu campo de ação mais importante é a nível emocional, no entanto, devido ao seu conteúdo em cineol, o louro é um bom anticatarral e expectorante.

Devido aos seus componentes, possui propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas. É um óleo essencial muito completo, pois também alivia todo tipo de dor.

  1. Camomila romana como óleo essencial

Desde o mundo antigo, o papel da camomila romana no tratamento da asma nervosa, dispneia, falta de ar ou tosse nervosa é reconhecido.

O óleo essencial de camomila romana tem ação anti-inflamatória, antiespasmódica, analgésica e sedativa.

Sua ação é intensa e o efeito aparece rapidamente. É completamente seguro e, além disso, suave para a pele e membranas mucosas.

  1. Pinheiro Escocês

A principal molécula do óleo essencial de pinho escocês é o pineno. Esta molécula confere-lhe propriedades balsâmicas para a mucosa pulmonar, descongestionante a nível pulmonar e antisséptica.

No entanto, requer uma diluição em um óleo vegetal ou em outros óleos essenciais quimiotipados que não sejam irritantes. Desta forma, sua concentração é reduzida para não exceder 50%.

  1. Ravintsara QT cineol

Este óleo essencial foi lançado na década de 1980. Devido à sua composição em cineol, possui atividade anticatarral e destacada ação antiviral em resfriados, gripes e sinusites.

Reforça as defesas naturais do organismo, tornando-se muito útil na prevenção de infecções. Especialmente útil para a prevenção em creches ou lares de idosos.

Além de sua fragrância agradável, o óleo essencial de ravintsara fornece energia e vitalidade. Apresenta uma tolerância excecional ao nível da pele.

  1. Tomilho QT tujanol

O tomilho QT thujanol é muito eficaz, tanto para a área otorrinolaringológica quanto para o trato respiratório superior e inferior.

Possui ação antibacteriana, antiviral e antifúngica de amplo espectro.

Alivia dores de garganta, trata bronquite e sinusite. É o antibiótico natural dos óleos essenciais. Além disso, é fácil de usar.

Veja mais sobre óleos essenciais para inverno no vídeo abaixo.

author-avatar

Sobre Joana Paes

Joana Paes é uma especialista em aromas, com uma paixão contagiante por transformar espaços e vidas através do marketing olfativo e da aromaterapia. Fascinada pela maneira como os aromas mexem com nossas emoções e memórias, Joana se tornou a orientação na criação de ambientes únicos para empresas e pessoas, usando o poder das fragrâncias e dos óleos essenciais. Além de ser uma defensora do bem-estar, ela mistura sabedoria antiga com pesquisas modernas para criar soluções que nos fazem sentir incríveis por dentro e por fora. Sempre pronta para compartilhar o que sabe, Joana leva todos numa viagem olfativa através de seus workshops e artigos no blog da Alma Leve Aromas. Ela não é só uma especialista; é uma exploradora dos sentidos, convidando a todos para descobrir como os aromas podem fazer nossas vidas e eventos brilharem ainda mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *