Dicas para usar óleos essenciais em casa todos os dias

Os óleos essenciais são produtos naturais, utilizados para fins terapêuticos. Eles são obtidos a partir das raízes, sementes, flores e cascas de plantas.

Em casa, podem ser utilizados de várias formas, quer para criar espaços mais relaxantes, equilibrados ou agradáveis, para potenciar a criatividade ou a boa disposição.

Além disso, muitas pessoas usam suas propriedades e aroma delicioso para limpar e purificar o ambiente.

Veja a seguir,  7 dicas para obter todos os seus benefícios de forma simples e utilizá-los em casa todos os dias.

6 dicas para usar óleos essenciais em casa

Muitas pessoas recorrem aos benefícios dos óleos essenciais para aliviar certas doenças ou levantar o ânimo.

Enquanto alguns tendem a aplicá-lo na pele, outros preferem aproveitar seu aroma agradável e diluí-lo com água em um difusor. Abaixo, compartilhamos algumas recomendações para usá-los diariamente em casa.

  1. Difusor aromático

A maneira mais fácil e comum de usar óleos essenciais é colocar um difusor elétrico aromático em casa.

Eles são de diferentes tipos, tamanhos e designs. Há alguns que funcionam aquecendo a água e, outros, por meio de vibrações ultrassônicas que criam uma espécie de névoa fria ao redor do aparelho.

Se deixarmos as portas dos cômodos abertas, esses difusores costumam ocupar muito espaço da casa.

Teremos apenas que diluir 4 a 5 gotas dos óleos que queremos em um pouco de água e ligar o difusor para desfrutar do aroma agradável.

  1. Pulverização instantânea

Esta é outra maneira muito simples e barata de espalhar óleos essenciais instantaneamente em uma sala.

Consiste em reutilizar um borrifador para introduzir o óleo essencial escolhido e diluí-lo em um pouco de água.

Só teremos que sacudir o barco e impregnar os lugares que queremos quando precisarmos.

É um método ideal para combiná-lo com outros mais duráveis, para que possamos realçar o cheiro da fragrância quando os visitantes chegam ou em determinados momentos.

  1. Varas de vime ou bambu

Um dos difusores de aromas mais comuns nas casas são as hastes de vime ou bambu que, além de perfumar a casa de forma suave e gradual, também são um elemento decorativo bonito e elegante.

A vantagem é que não precisamos de eletricidade e podemos renovar as hastes nós mesmos, desde que vejamos que estão saturadas.

Recomendamos evitar fragrâncias sintéticas que são vendidas prontas, e das quais geralmente não conhecemos os ingredientes, e optar por óleos essenciais diluídos em algum óleo vegetal, como óleo de amêndoas.

  1. Óleos essenciais no travesseiro

Se temos problemas para adormecer ou tendemos a acordar durante a noite, os óleos essenciais podem ser uma boa opção para melhorar esse problema.

Isso porque eles possuem propriedades terapêuticas adequadas para tratar alguns distúrbios menores de saúde, como a insônia.

Neste caso, recomenda-se optar por óleos essenciais como lavanda, camomila ou jasmim.

Podemos impregnar um lenço com algumas gotas de óleo antes de ir para a cama e colocá-lo ao lado de nosso travesseiro. Desta forma, respiraremos o aroma durante toda a noite.

  1. Lâmpadas perfumadas

Esse truque para aromatizar ambientes é outra opção simples e diferente, pois consiste em aplicar algumas gotas de óleos essenciais em uma lâmpada enquanto ela está desligada.

Dessa forma, ao ligá-lo, ele liberará o cheiro à medida que aquece.

É um método adequado para pequenas casas e momentos específicos, pois funciona a curta distância.

No entanto, é conveniente conhecê-lo porque é muito fácil de fazer. Lembre-se de tomar certas precauções e não deixá-lo ligado quando sair de casa.

  1. Limpador doméstico perfumado

Uma boa limpeza é essencial para que os óleos essenciais possam fazer com que quem os cheira se apaixone.

Por esta razão, outra forma de impregnar a casa com o seu cheiro é adicioná-los em pequenas quantidades aos nossos produtos de limpeza de pavimentos e superfícies.

Podemos usar óleos essenciais com propriedades de limpeza e antissépticas, como limão, hortelã ou lavanda. Dessa forma, multiplicaremos a sensação de pureza e frescor de nossa casa, além de combater todos os tipos de germes.

Joana Paes
Joana Paes

Joana Paes é uma especialista em aromas, com uma paixão contagiante por transformar espaços e vidas através do marketing olfativo e da aromaterapia. Fascinada pela maneira como os aromas mexem com nossas emoções e memórias, Joana se tornou a orientação na criação de ambientes únicos para empresas e pessoas, usando o poder das fragrâncias e dos óleos essenciais. Além de ser uma defensora do bem-estar, ela mistura sabedoria antiga com pesquisas modernas para criar soluções que nos fazem sentir incríveis por dentro e por fora. Sempre pronta para compartilhar o que sabe, Joana leva todos numa viagem olfativa através de seus workshops e artigos no blog da Alma Leve Aromas. Ela não é só uma especialista; é uma exploradora dos sentidos, convidando a todos para descobrir como os aromas podem fazer nossas vidas e eventos brilharem ainda mais.

Artigos: 92