6 óleos essenciais que ajudam a perder peso

Na esfera popular e no mundo da medicina alternativa, diz-se que é possível perder peso com a ajuda de alguns óleos essenciais.

Não só os aplicando na pele através de massagens linfáticas, mas também os incorporando à dieta como infusões.

Antes de aprofundar esta afirmação, deve-se esclarecer que não está cientificamente comprovado que o consumo de bebidas preparadas com óleos essenciais possa ser benéfico para a saúde ou auxiliar na perda de peso.

Apesar disso, há quem seja incentivado a experimentar remédios com óleos essenciais, a fim de obter resultados em menos tempo.

A seguir, falaremos sobre os óleos essenciais que são usados ​​e as diferentes receitas que são propostas.

Óleo essencial de gengibre

Segundo vários estudos, o gengibre é uma raiz que pode suportar, de certa forma, a perda de peso, uma vez que a sua composição contém substâncias com efeito anti-inflamatório.

Como usar?

  • Adicione 2 a 3 gotas de óleo essencial de gengibre aos seus pratos e bebidas.
  • Opcionalmente, adicione a mesma quantidade a uma xícara de água quente.
  • Sirva e consuma com moderação.

Vale lembrar que: o gengibre é contraindicado em alguns casos, portanto, certifique-se de estar bem informado antes de começar a integrá-lo à sua dieta.

Óleo essencial de canela

Assim como se considerou que o consumo de chá de canela pode auxiliar na perda de peso em casos de obesidade, também foi levado em consideração que o consumo de seu óleo essencial pode ser benéfico.

Como usar?

  • Adicione 2-3 gotas de óleo essencial de canela ao seu chá ou café da manhã.
  • Se quiser, adicione-o à sua tigela de aveia ou smoothies de frutas.

Nota importante: assim como o gengibre, esse tempero pode ser contraindicado em alguns casos. Portanto, é recomendável que você se informe bem antes de consumi-lo.

Óleo essencial de limão

Embora não seja comum consumir óleo essencial de limão, diz-se que isso pode ajudar na perda de peso.

Em vez de comprá-lo nas lojas, é melhor fazê-lo em casa, com a casca de meio limão fresco e maduro.

Como usar?

Adicione 3 gotas de óleo essencial de limão ou suco natural de limão a um copo de água morna ou chá de ervas.

Consuma no momento.

Óleo essencial de alecrim

O óleo essencial de alecrim, é uma planta muito utilizada na cozinha para o preparo de diversas receitas. Por outro lado, seu óleo essencial teve várias aplicações.

Segundo algumas crenças, seu aroma poderia ajudar a reduzir a ansiedade em relação à alimentação e, assim, prevenir a compulsão alimentar e o consumo de alimentos e bebidas não saudáveis.

Como usar?

Coloque várias gotas de óleo essencial de alecrim no pulso e esfregue para liberar o cheiro.

Se preferir, adicione o óleo à água quente e inale seus vapores por 5 minutos.

Óleo essencial de hortelã-pimenta

Diz-se que o óleo essencial de hortelã-pimenta tem propriedades anti-inflamatórias e digestivas, que podem ajudar a perder peso.

Como usar?

Dilua 2 ou 3 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta em um copo de água morna e consuma antes de cada refeição principal.

Alternativamente, adicione-o aos seus smoothies de frutas ou infusões.

Óleo essencial de toranja

Supostamente, o óleo essencial de toranja contém substâncias antioxidantes e ácidos graxos que ajudam a reduzir o acúmulo de gordura na região abdominal.

Seus compostos ativos aumentariam a taxa de metabolismo e facilitariam o uso de gorduras como fonte de energia.

Como usar?

  • Dilua 2-3 gotas de óleo essencial de toranja em um copo de água morna.
  • Opcionalmente, adicione a mesma quantidade aos seus smoothies de frutas.
  • Sirva e consuma com moderação.

Não está cientificamente comprovado que o consumo de óleos essenciais pode ajudar na perda de peso. Portanto, os remédios propostos não são 100% eficazes ou recomendados.

A melhor forma de perder peso de forma saudável é abandonar o sedentarismo, melhorar o seu estilo de vida e seguir as recomendações do médico.

Os óleos podem ser considerados um complemento, desde que o profissional o autorize.

Saiba mais sobre óleos essenciais que ajudam a perder peso no vídeo abaixo.

Joana Paes
Joana Paes

Joana Paes é uma especialista em aromas, com uma paixão contagiante por transformar espaços e vidas através do marketing olfativo e da aromaterapia. Fascinada pela maneira como os aromas mexem com nossas emoções e memórias, Joana se tornou a orientação na criação de ambientes únicos para empresas e pessoas, usando o poder das fragrâncias e dos óleos essenciais. Além de ser uma defensora do bem-estar, ela mistura sabedoria antiga com pesquisas modernas para criar soluções que nos fazem sentir incríveis por dentro e por fora. Sempre pronta para compartilhar o que sabe, Joana leva todos numa viagem olfativa através de seus workshops e artigos no blog da Alma Leve Aromas. Ela não é só uma especialista; é uma exploradora dos sentidos, convidando a todos para descobrir como os aromas podem fazer nossas vidas e eventos brilharem ainda mais.

Artigos: 92