Os melhores óleos essenciais para varizes

Veja a seguir 3 óleos essenciais que ajudam no tratamento de varizes.

As varizes são dilatações nas veias que ocorrem quando o sangue não flui bem pelos vasos e se acumula.

Além de serem inestéticas, as varizes também são um problema muito sério para a nossa saúde, que costuma causar inúmeros desconfortos. Neste artigo, recomendamos óleos essenciais para varizes que você pode usar para se aliviar.

Nos casos mais graves, o especialista pode recomendar recorrer à intervenção cirúrgica para eliminar as varizes e assim evitar o risco de trombos ou coágulos.

No entanto, em casos menos graves, você pode aliviar a dor com esses óleos essenciais para varizes.

  1. Óleo essencial de cipreste

Acredita-se que o óleo essencial de cipreste (que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais) ajude a aliviar os sintomas das varizes.

Embora não haja evidências científicas de que este óleo tenha algum efeito sobre as varizes, as pessoas o aplicam através de massagens para obter alívio nas pernas.

Com isso, consideram que ajudam a melhorar a drenagem linfática, estimulam a circulação, ajudam a diminuir a sensação de pressão e peso nas pernas.

  1. Óleo essencial de hortelã-pimenta e alecrim

Acredita-se que a combinação desses dois óleos essenciais seja ideal para aliviar dores nas pernas inchadas, com muita pressão nas varizes. Além disso, os óleos essenciais de hortelã-pimenta e alecrim são muito fáceis de encontrar.

O alecrim possui compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea e, assim, proporcionar alívio em caso de varizes nas pernas.

No entanto, é preciso ir mais fundo nisso. Até agora, o alecrim não demonstrou fornecer esse benefício.

Por outro lado, os especialistas indicam que não há evidências de que o óleo essencial de hortelã-pimenta possa proporcionar algum tipo de benefício à saúde cardiovascular, no entanto, há quem decida usá-lo para obter alívio através de sua sensação de frescor e aroma.

  1. Óleo essencial de limão e calêndula

Dizem que são dois óleos muito refrescantes, trazendo alívio imediato. As propriedades que podem ser destacadas são as seguintes:

O óleo essencial de calêndula pode ser útil para aliviar o desconforto da pele em geral.

Além do fato de estar incluído em um grande número de cosméticos, não existem muitos estudos que comprovem esses efeitos, embora sua eficácia como protetor solar tenha sido comprovada.

A combinação desses óleos essenciais teria como principal benefício a inibição de processos inflamatórios, o que alivia a dor, além de ativar a drenagem linfática.

No entanto, estudos mais específicos são necessários para verificar essas propriedades.

Eles contêm antioxidantes, que contêm um bom suprimento de vitamina E, por isso deixam a pele muito macia e cuidada.

Você pode aplicar esses óleos diretamente na pele. Coloque 3 gotas de cada na palma das mãos e massageie as pernas.

Você notará imediatamente um efeito refrescante, além de um cheiro muito agradável. Esta combinação de óleos essenciais pode ser um remédio rápido e eficaz não só para aliviar a dor das varizes.

Antes de concluir, lembre-se de que você não pode usar apenas esses métodos para curar varizes. Em todos os casos, o melhor é ir ao médico para obter um tratamento específico para o seu caso.

Joana Paes
Joana Paes

Joana Paes é uma especialista em aromas, com uma paixão contagiante por transformar espaços e vidas através do marketing olfativo e da aromaterapia. Fascinada pela maneira como os aromas mexem com nossas emoções e memórias, Joana se tornou a orientação na criação de ambientes únicos para empresas e pessoas, usando o poder das fragrâncias e dos óleos essenciais. Além de ser uma defensora do bem-estar, ela mistura sabedoria antiga com pesquisas modernas para criar soluções que nos fazem sentir incríveis por dentro e por fora. Sempre pronta para compartilhar o que sabe, Joana leva todos numa viagem olfativa através de seus workshops e artigos no blog da Alma Leve Aromas. Ela não é só uma especialista; é uma exploradora dos sentidos, convidando a todos para descobrir como os aromas podem fazer nossas vidas e eventos brilharem ainda mais.

Artigos: 92