Use óleos essenciais para músculos e articulações

Os óleos essenciais são inofensivos para o seu corpo e ajudam a aliviar dores musculares e articulares. Lembre-se de diluí-los em outros vegetais para evitar irritar a pele

As doenças musculoesqueléticas estão se tornando mais comuns a cada dia. Os gatilhos são muito variados: desde lesões após o exercício ou má higiene postural até a deterioração da passagem do tempo.

No entanto, apesar de ser um problema que nos dificulta a vida, não existem tratamentos farmacológicos eficientes a longo prazo.

Portanto, recomendamos que você use óleos essenciais para aliviar dores musculares e articulares.

É verdade que as terapias orais são mais confortáveis. Você pode levá-los com você para onde quiser, para levá-los quando precisar.

No entanto, no caso de músculos e extremidades, as soluções tópicas são muito mais eficazes. Os poros da pele permitem que a loção penetre diretamente na área danificada em um tempo muito curto.

Tudo isso, sem prejudicar nenhum órgão do nosso sistema digestivo e sem o perigo de afetar a pressão arterial. Ainda assim, às vezes nos encontramos querendo usá-los, mas nos sentimos sobrecarregados com o grande número de produtos existentes.

Isso acontece porque existem alguns óleos essenciais que se adaptam melhor a algumas situações do que a outras.

Quais são os melhores óleos essenciais para os músculos

  1. Quimiotipo de cânfora de alecrim

Este é o mais procurado, pois é um excelente analgésico e relaxante muscular. Exatamente o que precisamos quando sofremos de contraturas musculares e dores semelhantes.

Como você sabe, as contraturas foram colocadas à frente das doenças da vida atual.

O uso do computador e do celular, juntamente com a falta de tempo para se exercitar, fizeram com que esse tipo de dor nos atormentasse quase o tempo todo.

Por isso, antes de recorrer aos medicamentos, o ideal é aplicar o óleo essencial de alecrim quimiotipo cânfora. Tenha cuidado! É contraindicado para gestantes, lactentes e crianças menores de 12 anos.

  1. Gualtéria

Você tem tendinite ou epicondilite? Já sabemos que eles são muito incapacitantes, mas você encontrará um analgésico muito poderoso na gaultéria.

Este óleo essencial para músculos e articulações é conhecido como “aspirina natural”. Na verdade, aqueles que são alérgicos à aspirina não podem usá-la.

Como no caso anterior, não é recomendado para mulheres grávidas ou amamentando. Também não é adequado para crianças com menos de 6 anos de idade.

Você também pode incluir calor localizado em seu tratamento, praticar ioga e consumir alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3, pois são ótimos anti-inflamatórios.

  1. Azul eucalipto

Se você estava se perguntando o que fazer se se enquadrar em um dos grupos que não podem usar óleos essenciais de gualtéria ou alecrim, não se preocupe.

O azul de eucalipto oferece os mesmos benefícios, com a vantagem de ser adequado para quase todos.

A sua capacidade analgésica é muito potente, ao mesmo tempo que o ajuda a relaxar.

Como aplicamos os óleos essenciais

Esses produtos são usados ​​topicamente, tornando-os menos invasivos do que os remédios tradicionais.

Nesse sentido, é preferível diluí-los em outras substâncias, como óleo vegetal de amêndoa ou arnica.  A razão para isso é que os mencionados acima podem irritar a pele.

Desta forma, quando misturado com estes líquidos, mantém-se o efeito desejado, mas sem colocar em risco a nossa derme.

Especialistas em naturopatia explicam que é melhor realizar previamente uma massagem suave com óleo de amêndoa ou arnica.

Sendo elementos anti-inflamatórios, atuam contra a dor e preparam a epiderme para o essencial.

Depois que a primeira esfoliação terminar, é hora de aplicar algumas gotas dos óleos essenciais escolhidos na área afetada.

Os efeitos não demoram a aparecer. Em apenas alguns minutos, você notará como a dor diminui. Você pode repetir a mesma operação até 4 vezes por dia. Incrível verdade? Finalmente temos alternativas para aliviar a dor e fazer todas aquelas atividades que tanto gostamos, com a certeza de que temos uma solução que nos ajudará a viver melhor.

Joana Paes
Joana Paes

Joana Paes é uma especialista em aromas, com uma paixão contagiante por transformar espaços e vidas através do marketing olfativo e da aromaterapia. Fascinada pela maneira como os aromas mexem com nossas emoções e memórias, Joana se tornou a orientação na criação de ambientes únicos para empresas e pessoas, usando o poder das fragrâncias e dos óleos essenciais. Além de ser uma defensora do bem-estar, ela mistura sabedoria antiga com pesquisas modernas para criar soluções que nos fazem sentir incríveis por dentro e por fora. Sempre pronta para compartilhar o que sabe, Joana leva todos numa viagem olfativa através de seus workshops e artigos no blog da Alma Leve Aromas. Ela não é só uma especialista; é uma exploradora dos sentidos, convidando a todos para descobrir como os aromas podem fazer nossas vidas e eventos brilharem ainda mais.

Artigos: 92