Nossas crianças estão diariamente expostas a inúmeros vírus e bactérias durante o seu dia. É na escola, no parquinho, nos passeios com amigos.
É fato que a medicina tem oferecido opções cada vez mais avançada de curas a enfermidades, mas isso pode trazer também efeitos colaterais diversos. A proposta deste texto é trazer alternativas mais naturais para potencializar o tratamento de questões que estão no dia a dia da vida dos pais.
Na aromaterapia existem alguns óleos essenciais que são mais utilizados no dia a dia quando falamos sobre cuidado na saúde de nossas crianças. É a famosa “farmacinha de casa” que está sempre ao nosso alcance em momentos de primeiro cuidado no que se refere a saúde dos nossos filhos.
1 – Óleo essencial de lavanda
Um dos óleos essenciais considerados mais coringa da aromaterapia é a Lavanda Francesa. Digo sempre que se você nunca usou óleos essenciais comece pela lavanda. É um óleo muito versátil que trata toda a família, da criança até o vovô e a vovó. É um óleo calmante e cicatrizante que também tem a propriedade anti-inflamatória. Possui também influência na diminuição da pressão sanguínea, nas dores musculares e nas cólicas.
Para o dia a dia das mães a Lavanda vem a ser um bálsamo de carinho e harmonia, ela tranquiliza e traz centramento. Alguns exemplos de utilização da lavanda:
– Queimaduras causadas por ferro e forno: aplique 1 gota do óleo no local. Para crianças a partir de 4 anos de idade.
– Dificuldade para dormir ou sono agitado: pingue 3 a 5 gotas no difusor ambiental. Outra opção é criar seu próprio spray room: em um frasco para borrifador de 50 ml pingue 25 gotas de lavanda francesa, e complete com álcool cereais 70° . Aplicar no travesseiro antes da criança ir dormir. Para crianças a partir de 1 ano.
– Picadas diversas (aranhas, água viva, vespas, mosquito e outros): aplique 1 gota do óleo no local. Para crianças a partir de 4 anos de idade.
2 – Óleo essencial de melaleuca
Outro óleo muito usado na aromaterapia para os nossos pequenos é a Melaleuca. É um óleo essencial com propriedades terapêuticas no combate a bactérias, fungos e vírus. Além de estimular a imunidade, este óleo também tem como função terapêutica de eliminar parasitas, principalmente piolho e sarnas. Combate a micose e desinfeta feridas.
Para o dia a dia das mães, a Melaleuca restaura a energia e a confiança para realizar ações com amorosidade. Alguns exemplos de utilização da Melaleuca:
– Pele oleosa, acne e caspa: misture de 2 a 3 gotas em 1 colher de chá de creme neutro ou xampu neutro e aplique na área afetada. Crianças a partir de 10 anos.
– Micose: misture 2 gotas do óleo essencial de melaleuca com 1 colher de sopa de óleo vegetal de sua preferência (como sugestão o óleo de côco) e aplique na parte afetada. Para crianças a partir de 6 meses.
– Gripes, bronquite e sinusite: pingue 3 a 5 gotas no difusor ambiental. Para crianças a partir de 1 ano.
– Piolho: Em um frasco coloque 30 gotas de melaleuca e 30 gotas de lavanda francesa e 95 ml de xampu neutro. Misture bem e aplique. Para crianças a partir de 3 anos.
3 – Óleo essencial de capim limão
E outra sugestão de óleo essencial que não pode faltar na sua farmacinha é o Capim limão. Este óleo tem atuação equilibrante e calmante. Tem ação como facilitador das rotinas diárias, principalmente com relação aos estudos. Atua na memória, concentração e criatividade.
Para o dia a dia das mães, o Capim limão traz centramento, atitude e transformação através do conhecimento. Alguns exemplos de utilização do Capim Limão:
– Calmante para crianças e adultos com hiperatividade: pingue 3 a 5 gotas no difusor ambiental. Para crianças a partir de 1 ano.
– Memória e concentração: pingue 3 a 5 gotas no difusor ambiental no momento que estiver estudando. Dica de ouro: No dia da prova, leve o aroma junto. Inspire profundamente para fazer a conexão do aroma com a memória olfativa.
– Repelente de mosquito: em um frasco para borrifador de 100 ml pingue 20 gotas de Capim limão e 20 gotas de lavanda francesa, e complete com álcool cereais 70°.
Os benefícios são diversos para a qualidade de vida
Neste post falamos de algumas dicas de utilização dos óleos essenciais para os primeiros cuidados as nossas crianças. Mas o uso dos óleos essenciais são mais amplos e podem atender a todas as idades desde o adolescente, o adulto até as pessoas idosas, o que irá diferenciar em cada caso será a dosagem. Esse é o fascinante mundo da aromaterapia. Toda a família pode ser beneficiada com esse verdadeiro tesouro que a natureza nos oferece chamada óleo essencial.
Aqui falamos de 3 óleos essenciais que estão mais presentes no uso muito versátil, mas dentro da aromaterapia existem muitas outras possibilidades que não caberiam nesse texto. Os óleos essenciais possuem uma versatilidade tão grande por conta de sua composição química, mas esse é um assunto para outro post.